8 de mar de 2017

4 Dicas para o Dia Internacional da Mulher


(Eu tirei essa foto num dia muito descontraído há mais de um ano, não foi inspirada no dia das mulheres, mas achei que poderia funcionar NÃO ME JULGUEM. bj)

Faz muito tempo que não escrevo "dicas" de nada aqui no blog e a primeira do ano vai ser "polêmica". Diversas vezes já quis abordar certos assuntos aqui no blog, mas não o fiz por medo das interpretações erradas. Porém eu cheguei a uma conclusão: pessoas que interpretam errado estão no mundo desde que ele existe e eu não posso deixar de escrever/viver por causa delas. Então se você ler esse texto até o final e não entender, mas quiser debater comigo de maneira amigável e com educação nos comentários, eu estou aqui para isso. Caso contrário pode parar de ler aqui mesmo e pedir para os seus pais te educarem de novo porque talvez você tenha pulado alguma parte.

Vamos lá: Hoje 08/03 é o dia internacional da mulher, acho que todo mundo está sabendo. As histórias sobre esse dia e tudo mais você encontra no Pai Google. Não vim aqui contar nada sobre essa data histórica. Também não vim dizer como as pessoas devem agir porque eu não sou, nem quero ser, a dona da verdade. Sou uma pessoa livre que escreveu esse texto apenas com uma intenção: fazer refletir. Por isso eu vim dar dicas de como não ser babaca no dia das mulheres. Vamo lá?

1- Homem: pense antes de falar qualquer coisa.

Isso serve para sua vida toda no geral. Pois bem, se você é homem e desrespeita sua namorada, amigas, irmãs, mãe, avós e toda mulher simplesmente pelo fato dela ser uma mulher, você não deveria desejar "feliz dia das mulheres". Pense em todas as mulheres que você convive e se pergunte "eu as trato como seres humanos iguais a mim?" e também "estou desejando o dia das mulheres no facebook apenas para ganhar likes ou eu realmente me importo?". Se uma ou ambas das respostas forem negativas você deve parar por ai mesmo. Mude a forma como trata as mulheres o resto dos 364 dias (ou 365 em anos bissextos) e ai em 2018 parabenize as mulheres, ou simplesmente não reclame quando uma mulher disser que não quer os seus parabéns.

2- Mulher: pense antes de falar qualquer coisa.

Isso serve para sua vida toda no geral. Pois bem, se você é mulher e tem homens te desejando parabéns pelo seu dia, não seja injusta. Por exemplo: o seu pai que te faz bem, cuida de você e da sua mãe, suas irmãs, nunca fez nada com uma mulher apenas por ela ser uma mulher e por ele considera-la inferior. Esse cara, o seu pai, ele é um cara normal, bacana. Acho que o seu pai pode e deve parabenizar as mulheres que ele ama e respeita porque é isso que a gente faz em aniversários, por exemplo. Amamos e respeitamos alguém e por isso a gente enche a timeline da pessoa com textões e fotos engraçadas. Ok? Não se deixe levar por essa ideia de que "todos os homens desrespeitam as mulheres a vida inteira". Se fosse assim eu já teria desistido da vida. Existem homens ótimos e existem homens babacas. Temos que tentar fazer os babacas perceberem que são babacas e ajudá-los sem imposições (porque não queremos ser impostas a fazer nada também) a entender o quão ótimo é igualdade. Ok?

3- Não acabe com o data só por existirem pessoas ruins no mundo.

Essa data existe há bastante tempo (pesquisem no Pai Google) e não deve ser acabado porque existem machistas, babacas e/ou feministos falando abóbrinha por ai. Eles existem e não podemos nos privar de ter o nosso dia por causa deles. Fala sério né manas? É o nosso dia e ele é importante pra nós! Não podemos anular ele.

a) Um cara gente boa e que você sabe que trata as mulheres como ser humano igualzinho a ele te parabenizou hoje? Agradeça se estiver afim e siga em frente, ou não também.

b) Um cara babaca que você sabe que está sempre inferiorizando as mulheres ou fazendo algo babaca te parabenizou hoje? Agradeça se estiver afim e siga em frente, ou não também.

c) Um cara que foi criado no mundo machista e que está tentando deixar de ser um (de verdade e não só para ganhar likes no facebook) te parabenizou hoje? Agradeça se estiver afim e siga em frente, ou não também.

4- Ninguém é obrigado.

(art. 5º, inc. II, da Constituição da República)
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

Você pode ler as dicas até aqui e achar que eu estou completamente errada. Você pode pensar "da minha vida quem sabe sou eu e eu faço o que quiser". VOCÊ ESTÁ CERTO/A! Da sua vida quem sabe é você. Então viva como preferir, mas se acalme, não precisa pegar uma arma e tentar me matar ou vir me xingar. Se você se identificou com alguma das coisas acima pode ficar tranquilo, é um direito seu querer ganhar likes. É um direito seu querer ser babaca também. É aquele ditado, vamos fazer o que? Mas existem leis para limitar até onde vai sua babaquice e seu desrespeito com as mulheres. Leis da constituição e leis da vida onde tudo que você planta é e será colhido por você. Jamais plante quiabo querendo colher morangos.




Por fim eu acho muito importante zelar pelo meu dia. Eu mulher que sei o que eu passo diariamente. Sei o que é assédio de estranhos no ônibus, sei o que é assédio de parente, sei o que é assédio de "amigos", sei o que é o desrespeito, a falta de igualdade entre homens e mulheres, eu sei! E com esse texto eu não quero mudar ninguém, eu NUNCA quis mudar ninguém na minha vida. Cada um é e será do jeito que achar certo e conveniente para si. As diferenças existem, algumas são boas e outras nem tanto, é tão relativo. Mas eu acredito que todo ser humano merece respeito independente de quem ele é. Viva leve, viva simples, seja e faça o outro feliz a vida é uma só.

PS1: como dito acima esse texto não é uma lei e você não é obrigado a seguir ele. Aqui é só pra você refletir, pensar um pouquinho e quem sabe se tornar uma pessoa melhor. Ok? Vamo lá, ainda temos algumas horas para sermos ótimos e fazer do dia de hoje ser ótimo também!

PS2: Você mulher é maravilhosa, incrível e estamos todas nesse barquinho da maravilhosidade juntas.

PS3: Você ser humano: vamos nos unir para ser melhor pra nós mesmos e para humanidade no geral. O mundo precisa de paz, amor e muito respeito.


Obrigada por me ler e Feliz dia das Mulheres pra você que eu tenho certeza que é um mulherão da porra!

Por: Sabrina M. Lima