6 de nov de 2016

Não olha para o lado


-Olha aquele cara! -Apontei com o olhar.

-Nossa! Muito maravilhoso mesmo. -Nós rimos.

-Ihhhhhh Tabata, que isso? Você não namora?

-E daí que eu namoro? Estou correndo nua atrás do cara? Eu fiz um elogio e só você e a Luna ouviram.

Dito isso o clima pesou. Um comentário idiota, de uma garota que nem era nossa amiga estragou o pequeno momento de observação da beleza humana.

Isso é algo que eu nunca entendi. Por que uma garota que namora não pode elogiar um cara bonito? E eu estou usando feminino porque sou mulher. Também sou contra no caso de homens. Gente bonita é pra ser elogiada. Ninguém tem que andar na rua gritando "Ei linda!" ou "Oi maravilhoso!". Mas se você vê uma pessoa bonita e pensa "nossa como essa pessoa é bonita" tudo bem externar esse pensamento para o amiguinho ao seu lado. Você não estará sendo idiota, nem inconveniente muito menos desrespeitoso. É só ter cuidado com as palavras que usar.

Mas nesse caso o problema nem foi o uso das palavras e sim o fato da minha amiga namorar. Então quer dizer que pra elogiar alguém a pessoa precisa, necessariamente, querer transar com esse alguém? Ninguém mais vai poder elogiar crianças, nem carros, correto? Se uma mulher disse que outra é bonita ela é lésbica também? Em pleno século XXI e esse tipo de pensamento persiste?

Veja bem, não quero entrar na questão do machismo aqui. Ele existe eu sei e ele é uma droga. O ponto é: namorar não te deixa cego, namorar não tira todos os seus desejos, namorar não liga um editor de imagens na sua cabeça que coloca uma tarja preta na cara de todas as pessoas que passam na sua frente. Namorar é você ter total liberdade de escolher ficar com seu namorado (a). Não é uma prisão.

Essa minha amiga poderia ter dado uma resposta muito mais agressiva. Achei a atitude dela muito educada. Eu teria dito algo muito pior, porque quando namorava ouvia tanto isso que tinha vontade de morrer.

Ei você que pensa que se a sua namorada elogiar alguém é porque ela quer te trair, tira isso da sua cabeça. Se o seu namorado acha alguma garota bonita é só porque ele tem olhos. Trair e achar pessoas bonitas, não são coisas que estão obrigatoriamente ligadas. Conheço muita gente que começou a ficar com alguém (pasme!) porque achava a pessoa super gente boa. Viu? Nem sempre é a beleza que guia as atitudes das pessoas para com as outras. Também não é só porque você achou alguém bonito que esse alguém vai querer ficar com você.

Por fim, se você achar alguém bonito e quiser elogiar faça de maneira gentil, educada e respeitosa. Se você quiser elogiar só com o amiguinho do lado faça de maneira gentil, educada e respeitosa. Se você quiser apenas pensar sobre o quanto essa pessoa é bonita faça de maneira gentil, educada e respeitosa. Gente bonita é pra "se ver" e não pra "se constranger".