13 de jul de 2016

Como eu era antes de Você


O livro "Como eu era antes de você" conta a vida da personagem Louisa Clark, suas dificuldades, inseguranças, medos e os demais que envolvem sua família: seus pais, irmã, avô materno, sobrinho e namorado.

Ao perder o emprego e sabendo que seus pais precisam da sua ajuda financeira, Louisa começa a buscar novo lugar onde trabalhar e enfrenta dificuldades por não ter uma formação diferenciada. Desesperada acaba aceitando trabalhar como cuidadora de um tetraplégico rico que ficou nessas condições devido a um atropelamento. Assim entra em sua história Will Traynor.

Se adaptar ao novo emprego é difícil para a nossa personagem principal. Ela descobre rapidamente que Will não é simpático, nem bem-humorado e não está nada feliz com a presença dela ali. Os outros integrantes da família Traynor também não são os patrões dos sonhos. Clark passa o dia limpando o anexo onde trabalha e cuidando de Will da maneira como ele permite. 

Após descobrir o real motivo por ter sido contratada, já que não possuía experiência na área, tenta deixar o emprego. Ela não sai, pois tem um contrato assinado. Logo começa a exercer sua real função: dar motivos para que Will Traynor queira viver, mesmo após ter tentado se suicidar. 

Louisa namorava Patrick há pouco mais de 6 anos. Mas desde o início é perceptível o quanto eles não são conectados. Patrick é corredor, só pensava na sua alimentação saudável e treinos. Esse foi um dos fatores que mais os afastou. E quanto mais Clark se aproximava de Will se afastava do próprio namorado. 


Acho que posso parar por aqui, para não dar mais tantos spoilers do livro (e do filme consequentemente). Como eu era antes de você é um livro que te deixará divido, pois Will ama Lou, mas isso não é suficiente. Ela se descobriu completamente com ele, Will a fez pensar no futuro, a ter sonhos, fazer planos, querer ter uma vida nova. Um muda o outro e é egoísmo dela querer que ele viva uma vida que ele não quer e é triste demais se ela o perder.

É o tipo de livro que você termina de ler e odeia o fim, mas depois você ama o aprendizado que ele te dá. Porque só depois de muito tempo pensando a respeito (naquele luto pós livro) você percebe que era exatamente assim que deveria acabar. E que ainda assim é lindo.

O filme estreou 16/06/2016!