23 de mai de 2016

Carta para a antiga eu



Ei você,

Preciso te dizer que chorar não adianta nada, mas mesmo assim chore. Vai dar um alívio bom e há boatos de que limpa os olhos. A situação pela qual está passando não vai se resolver com lágrimas. Nem gritos, nem nada. Só com o tempo mesmo. Então depois de chorar muito, sorria. Saiba que tudo passa. Tudo mesmo. E não há tristeza sem fim. Aproveite a maré ruim do mesmo jeito que aproveitaria a boa. Escreva uns textos. Dizem também que quanto mais triste mais bonito soa.

Tudo pode mudar, você vai amar saber que até você pode mudar. Importante: esqueça de certezas eternas. Na verdade esqueça de qualquer coisa eterna. Amor eterno, amizade eterna, felicidade eterna. Sério o "eterno" é algo tão relativo quanto "bonito" ou "feio" depende muito mais de como é do que quanto dura. O mundo mutável é mais incrível, é mais divertido e torna a vida mais fácil.

Quando acontecer alguma coisa, fale! Mas assim não fale uma vez, ou uma vez para várias pessoas. Fale pra todo mundo um milhão de vezes. Até você cansar. Você vai ver que a sensação de falar pela milionésima vez é muito diferente da primeira. A intensidade é outra. Sem contar que vai economizar algumas horas de análises. Mas olha, isso não se aplica a acontecimentos bons. Os bons guarde para os amigos mais íntimos e pessoas confiáveis. Porque infelizmente nem todas as pessoas serão boas.

Gostaria de te recomendar mais uma coisa, mas essa eu sei que é difícil. Você se encanta demais com as pessoas. Acha tudo tão lindo. Pare de se apaixonar tão fácil, nossa isso ia evitar tanta treta. E principalmente: pare de enjoar tão rápido. Sabe que isso é cruel né? Você conquista, se apaixona por um dia e depois simplesmente não quer mais? Imagina se fosse com você! Tudo bem, vou dar um spoiler do seu futuro: não vão fazer o mesmo com você. (Pelo menos até os seus vinte eu tenho certeza, daí pra lá teremos que esperar outras cartas).

Você não vai deixar de ser estressada nunca, então aceite isso. Você pode tentar meditar, tomar chás e mil outras formas. Mas estar 100% relaxada é algo raro mesmo. E sabe que isso é bom? Isso te faz produtiva. Com você essa coisa de 8 ou 80 é muito real. Então vai fundo. Só tenta não brigar tanto com os outros e se for fazê-lo olha bem o seu tamanho. É, pois é não vai passar de um 1,60 não. Esquece esse sonho de medir mais.

Por fim, queria pedir a você que não duvide tanto de si mesma. É uma das pessoas mais fortes que eu conheço. Sincera, boa, alegre. Muitas vezes você vai ser ranzinza, mas isso também é uma qualidade. Acredite em mim, afinal sou sua eu do futuro muito mais sábia e ainda mais sincera. Seja você o quanto antes possível. As pessoas vão gostar ainda mais. Nem todas as pessoas vão gostar, mas isso é óbvio. Você não é tão ingênua assim pra achar que todo mundo vai te amar. Então só pra manter os exercícios de memória e mantê-la boa até os 80: chore, sorria, escreva, mude, desabafe, guarde, seja empática, aceite e principalmente seja quem você é.