11 de abr de 2016

Não desista


A pior coisa que uma pessoa sonhadora pode fazer é dar ouvidos aos outros. Infelizmente a quantidade de frases desmotivadoras que o sonhador ouvirá será absurdamente maior do que as motivadoras. Não sei porque temos a mania de compartilhar tanta coisa ruim. Notícia ruim, serviço ruim, lugar ruim, energia ruim. AF! Ok, existe o lado bom e o lado ruim da vida. Precisamos entender os dois, mas compartilhar o bem pode trazer o bem de volta.

Não sou pisciana, mas sempre sonhei muito. Tenho uns sonhos nada a ver e outros alcançáveis. Porém se tem algo que aprendi é que não posso compartilhar com qualquer pessoa. Por mais que elas tentem "ajudar", falam cada coisa que você só pensa em desistir. Tanto problema, tanto obstáculo, parece um teste pra saber se você realmente quer. Claro que eu entendo que não devemos dizer para as pessoas que a vida é fácil, que elas vão conseguir tudo fácil. Não. É claro que não. Mas não precisa exagerar.

Se uma criança de 6 ou 7 anos diz que quer ser médica você não vai dizer a ela "ah, mas você vai ter que gostar muito de ciências e estudar muito porque a concorrência é muito grande. Sabe qual a relação candidato vaga do curso? Ah e você vai ver sangue e cérebros expostos". Por favor né? É só dizer "ah que bonitinho, vai estudar muito hein" e uma risadinha motivadora. Vale também para adolescentes de 12 ou 13 anos caso ele diga "Poxa, acho que quero ser jornalista." Não se deve dizer "Ah você vai ser pobre, nunca vai ter emprego, se não trabalhar na globo não é jornalista e vai ter que conhecer alguém pra te indicar, no impresso não tem mais vaga". Sério, não digam isso. Se só tiver coisas ruins a dizer, fique calado.

Algumas pessoas se importam muito com o que os outros dizem, outras menos. É difícil não dar ouvidos ao que dizem, é preciso uma maturidade que só se alcança com o tempo. Precisamos ser mais sensíveis e não estragar os sonhos dos outros assim. Pensar antes de falar é ótimo e de graça.

De ser um sonhador o mais importante é continuar sendo um. Não se deixar abater pela opinião de gente que não tem coragem ou que já foi contaminado pelo vírus da insensibilidade. Sonhar é pensar que ser feliz não tem limites. Com muito esforço é possível. Desistir é sempre mais fácil, mas só o faça se ai dentro não tiver mais vontade de continuar porque deixou de ser seu sonho. Não desista pelos outros. Não deixe que te limitem nem que cortem suas asas. Todos nós podemos voar e espalhar o bem. Espalhar mais sim e mostrar que a vida pode ser facilitada se a gente tentar fazê-la menos complicada. Ser realista é bom e sonhar é só um modo de imaginar a própria realidade no futuro.