25 de abr de 2016

A espera da felicidade


Desde cedo somos incentivados a pensar no futuro. "O que você quer ser quando crescer?". Mesmo quando muito jovens. Sempre nos dizem para querer "ser alguém" e fazer planos. E tudo o que faremos no futuro será para alcançar a felicidade. Uma felicidade que na verdade parece inalcançável.

Passe de ano para ser feliz. Termine o ensino fundamental para ser feliz. Termine o ensino médio para ser feliz. Termine a faculdade para ser feliz. Arrume um emprego para ser feliz. Compre uma casa para ser feliz. Compre um carro para ser feliz. Namore para ser feliz. Case para ser feliz. Tenha filhos para ser feliz. Viaje para ser feliz. Mude de casa para ser feliz. Mude de carro para ser feliz. Mude de cidade para ser feliz. Mude de estado para ser feliz. Mude de país para ser feliz. Faça algo que ninguém fez para ser feliz. Busque por algo que você não tem para ser feliz.

Tantos comandos e tantas metas para serem alcançadas para poder obter a felicidade. Quando na verdade, poderíamos simplesmente ser felizes. Reprovar um ano não te trará infelicidade eterna. Afinal, a felicidade também não é eterna. Ela está em pequenos bons momentos. Não é um super acontecimento apenas. "A felicidade está na simplicidade" alguém disse. É verdade! Buscar a felicidade nas pequenas coisas pode nos surpreender.

Um relacionamento que acabou, te fez feliz. Um curso que você não terminou por algum motivo, te fez feliz. Morar com os pais te fez feliz. Namorar te fez feliz. Viver suas escolhas, mesmo as erradas, pode te fazer feliz. Tudo o que vivemos é parte de nós. Nos fizeram felizes no passado. O que acaba é porque deixou de fazer bem. Mas um dia fez bem certo? E se não fez tudo bem também. Nós podemos sentir a tristeza, a raiva e o arrependimento. Não tem problema nenhum. Isso não significa que estamos ou estaremos infelizes para sempre.

Responsabilizar o futuro para trazer a felicidade que nós mesmos já deveríamos ter enxergado é um ato covarde. Além de ser arriscado. O amanhã pode não chegar e você ficou na incerteza hoje. Viva e seja feliz agora. Caso a tristeza venha, tudo bem. Mas busque a felicidade no agora. Na sua casa de agora, no seu emprego de agora, na sua atual vida. Esperar pra ser feliz é algo que não deveríamos desejar a ninguém.